Ouverture

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When art becomes data when data becomes art

Sharing more than ninety American-based authors
Showing artworks from more than fifty artists
Twenty-six databases to explore
Fourteen active labs to acknowledge
Sixteen social networks on the move
And a playlist of 32 musicians to enjoy

It all started in Europe and America by the end of the 19th and beginning of 20th centuries and went on as parallel worlds since the end of the WW1 (1914-1918). Asian influences entered Western visual culture, if not before, during Impressionism, and went deeper into American culture after the WW2.

This is a show about the fusion between art, life, and technology in the American continent, since the middle of the 1960’s. By and large, it is a database collage that can be explored as a labyrinth (also an homage to Jorge Luis Borges), or as the Mammoth Cave mapped by Patricia and William Crowther! Though a personal view, a manifold of possibilities is offered for study and interpretation. This show is also a tribute to the fundamental participation of women in the world of art and technology. I owe to Claire L. Evans a decisive bending on the investigation that supports the coherence of this curatorial work.

Reprodutibilidade e desmaterialização

The New Art Fest ’18 centra-se na arte eletrónica no continente americano, e na emergência, ao longo dos últimos 25 anos, de um fenómeno global chamado Internet.
Na cronologia dos acontecimentos, elegemos autores e obras que consideramos exemplares da metamorfose em curso.

As vanguardas americanas começaram a mover-se em 1952 para fora dos seus enquadramentos materiais e disciplinares convencionais. Assim foi com John Cage e a obra 4’ 33”, em 1952, prosseguindo com os métodos heurísticos de George Brecht, em 1961. Edward Rucha, em 1962, Bruce Nauman, em 1965, Mel Bochner, Robert Smithson, Allan Kaprow, Robert Morris e Dan Graham, em 1966, Experiments in Art and Technology (E.A.T.), de Billy Klüver, Fred Waldhauer, Robert Rauschenberg e Robert Whitman, em 1967, Nam June Paik e Charlotte Moorman, e ainda Tony Conrad, em 1969, formam parte de uma geração que mudou para sempre a arte americana, abrindo paradoxalmente as portas à emergência de uma arte imaterial suportada por uma vaga tecnológica, computacional, digital e rizomática que continua a expandir-se.

Mas a história da era digital nas artes continua por contar, e sobretudo por assimilar à luz de uma mudança nos conceitos de ‘galeria’, ‘exposição’, ‘museu’, ‘obra de arte’ e ‘posse’ de uma obra de arte na era da sua radical desmaterialização, reprodutibilidade e deriva. Nesta era, a receção estética é modulada e alterada por quem a usufrui à medida das suas próprias expectativas. Por outro lado, a arte digital deixou de ser uma simples presa da posse especulativa.

America online | Net generation é uma das exposições possíveis da arte pós-contemporânea, não só na medida em que esta extravasa o espaço económico e a arquitetura tradicionais da arte contemporânea, mas também porque altera o espaço e o tempo a que estávamos habituados. Podemos ver este festival como uma hidra de links, de que os seus espaços físicos e objetos materiais mais não são do que outras tantas oportunidades para um diálogo em carne viva sobre a nossa desmaterialização cultural.

António Cerveira Pinto

Timeline

1952
John Cage, 4’ 33”

1966
E.A.T. (Experiments in Art and Technology)

1967
Nam June Paik
Charlotte Moorman

1968
Whole Earth Catalog

1969
Tony Conrad

1970
Anthology Film Archives

1971
Electronic Arts Intermix
Vasulka Archive

1972
Pong

1973
National Coalition Against Censorship

1974
The Getty Research Institution

1976
Video Data Bank

1984
Motorola DynaTAC 8000X

1985
MIT Media Lab / Leonardo
The WELL

1990
Electronic Frontier Foundation

1991
America Online

1993
Mosaic – Net art

1994
Amazon
Netscape
The File Room

1995
Craig’s List
Rhizome
Word

1996
Computer History Museum
Internet Archive: Wayback Machine
Turbulence
UbuWeb

1997
Smartphone
Walker Art Center, Gallery 9

1998
Google

2000
DeviantArt

2001
Artport | Whitney Museum of American Art

2003
Myspace
Second Life

2004
Facebook
Google
Vimeo

2005
Google maps
YouTube

2006
Twitter

2007
iPhone
SoundCloud

2009
Uber

2010
Instagram

2011
Snapchat

2015
The 3D Additivist Cookbook

2016
Net Art Anthology


the new art fest '18
america online | net generation
Lisbon, November 9-30, 2018
Update: October 24, 2018